Formas de Participação
Busca da Visão
Nessa cerimônia, que se inicia e termina com um Temazcal, o buscador de visão é visto simbolicamente como uma semente, que é levada para um lugar junto à natureza, onde é “plantado”, permanecendo isolado por 4 dias e 4 noites até ser “colhido”. O espaço é delimitado por um quadrado formado por um cordão de 365 rezos, onde são depositadas as intenções do buscador. A cerimônia completa se dá em um ciclo de quatro anos: no primeiro ano se sobe a montanha por 4 dias; no segundo ano por 7; no terceiro por 9; e no quarto ano por 13 dias.
Dança do Sol
O propósito dessa cerimônia é reconhecer, com gratidão e celebração, o milagre da vida, dançando ao redor da Árvore da Vida, para perceber, no próprio coração, que todos são “um com o Universo” e que a existência inteira é uma “dança”. A prática consiste em uma dança, em jejum, durante 4 dias, em um círculo cerimonial ao redor da chamada “Árvore da Vida”. Inicia-se e encerra-se o dia com uma cerimônia de Temazcal. Os dançantes ficam em um local restrito, designado para colocarem suas barracas.
Apoio Busca da Visão
As pessoas que apoiam a Busca da Visão ficam no camping ou no alojamento de Segualquia, tendo acesso à infraestrutura do espaço. O propósito é participar das atividades de apoio à cerimônia Busca da Visão. O apoio também pode se envolver em atividades práticas de Segualquia (como apoio na cozinha, organização de espaços cerimoniais, corte de lenha, cuidado com as crianças, etc.). OBS.: é importante ficar até o encerramento da Busca.
Apoio Dança do Sol
O apoio para a Dança do Sol só é possível para o tempo integral da dança. As funções de apoio da cerimônia em si são designadas no início da Dança. Este apoio também pode se envolver em atividades práticas de Segualquia (como apoio na cozinha, organização de espaços cerimoniais, corte de lenha, cuidado com as crianças, etc.) OBS.: é importante ficar até o encerramento da Dança.